OMULU É PAI...

Nessa época do eu sempre me lembro de um fato curioso que vi e vivi...
Em meados de junho de de 96 eu estava na casa de minha zeladora quando decidimos que iríamos tocar o primeiro olubajé da do barracão que era recém inaugurado, só que não tínhamos ninguém de omulú na casa, então fomos pedir a um irmão de de minha zeladora, em uma reunião de familia na casa de meu avô,pedimos para que ele(ysanbu)se vestiria seu pai omulú em nossa casa ele aceitou e todos ali se admiraram, nós não entendemos o por que mas tudo bem, ao decorrer da conversa ele (ysanbu)começou a impor suas condições ele nós impôs assim: teríamos de fazer-lhe três roupas novas para omulú, para o toque seria somente convidado que ele quisesse, a comida seria a que ele escolhece, a bebida, e outros absurdos que nem vale a pena. Saímos de lá arrasado mas já tínhamos feito o convite e não dava para voltar atrás. Começamos todos os preparativos e os dias iam se passando.
Estava em casa alguns dias depois quando uma mulher com duas crianças bateu a minha porta e me pediu ajuda estava com fome, e muito cansada eu mandei entrar e dei de comer a ela e as crianças e enquanto isso conversamos e ela me contou a sua historia...
Ela viuva saiu a alguns meses de Bragança Paulista, pois morava com a sua sogra (de religião protestante) por que ela era feita de orixá depois de casada se afastou de tudo para não ter atrito, e depois que seu marido faleceu ela a pós na rua com as crianças,sem familia, emprego ou condições alguma sai a vagar pelas ruas com seus filhos sem destino. Até que chegou a Suzano e ao passar em frente a minha casa resolveu pedir ajuda ao ver que ali era uma casa de orixá. Eu não preciso dizer que orixá ela é!
Acolhi aquela mulher com suas crianças em pois não podia deixa-la na rua,ela me pediu que a ajudasse o que eu podia fazer!
Alguns dias depois Omulú virou e se jogou aos meus pés,também me pedindo ajuda! Joguei os búzios, vi o que precisava ser feito, conversei com minha zeladora e decidimos dar-lhe obrigação pois ela estava fazendo três anos de feita e só tinha tomado um ano todos na casa se mobilizaram para ajuda-la, eu e minha zeladora conversávamos sobre aquela historia,ela me dize: que ironia do destino isso! A recolhemos e sua saída seria no olubajé, por mais irônico o irmão de santo da minha zeladora nos liga uma semana antes e nos dias que não poderia mais vestir omulú na nossa casa porque ele teria que viajar a trabalho para outro estado um dia antes do toque e não daria para voltar a tempo...
O olubajé saiu que foi uma maravilha, com muitos convidados, sem exceção alguma com uma simplicidade e muita ponpa que até nos surpreendeu. Por que omulú e pai...
Hoje Dora minha irmã com quatorze anos de santo, se casou de novo com o ogã Tologum, mora em Jacareí, a onde tem sua casa de orixá, vive com seus filhos e é muito feliz...
Por que Omulú é Pai...

AGOSTO MÊS DE OMULÚ






E o mês consagrado a este orixá, que tem culto muito popular aqui no Brasil, com algumas variações de região para região, mas em comum todos pedem muita saúde...







Omulú  é o orixá da humildade, senhor da doença, médico dos médicos, durante o dia  vem em forma de cura, sanando todos aqueles que necessitam, à noite vem como a morte, recolhendo os que de alguma forma chegou a hora. 



Filho de Oxalá com Nanã, Omulu era dotado de uma grande criatividade e timidez, foi o precursor da caridade, da humildade e do desapego material. Foi um grande pensador que andava pelos reinos semeando a sabedoria. 





Filho de Nanã – que abandou por ser doente – foi criado por Iemanjá a pedido de Odúdua (sua avó que não tinha representação corporal terrena). É o irmão mais velho de Ossãe, Oxumarê, Ewá e Oyá. Orixá fundamentalmente Jeje, mas louvado em todas as nações, por sua importância.






Médico dos pobres, senhor absoluto de todas as doenças de pele e infecciosas. Protetor dos desamparados, humildes, doentes e médicos. Ele está presente em todas as enfermidades e sua invocação, nessas horas, pode significar a cura, a recuperação da saúde.







Dia: segunda-feira
Data: mês de agosto;
Metal: chumbo;
Cor: preto e branco  e ou preto, branco e vermelho;
Partes do corpo:  a pele e todos os órgãos vitais
Comida: doburú  (pipoca), abará, abadô (amendoim pilado e torrado), Iatipá (folha de mostarda) e ibêrem (bolo de milho envolvido na folha de bananeira);
Arquétipo: sóbrios, reservados, generosidade destacada,  geniosos, independentes, teimosos, tendência ao masoquismo.
Símbolos: xaxará ou íleo (com que limpa as doenças e os males espirituais)








Então vamos cultuar-lo muito, pelo bem da saúde de todos, ele deve ser reverenciado com muito respeito por todos.  
Curtam e prestigiem os olubajés que estão sendo tocados em todas as casas de Axé.





                                                                            Atotó Ajuberú 
                                                                                   Atotó!!!

UM TOQUE DE CABOCLO...

Estive em um toque de caboclo na casa dos zeladores Aba Mavilegi, Ia Loguenan, Aba Obakinangifa e da Ekedi Janai de Oxum  no Itaim Paulista, a onde teve a presença de uma boa parte da elite de axé da região, muitos irmãos de axé, eram tantas pessoas que se eu for nomear todos vou pecar ao esquecer de alguém.O toque foi muito agradável, a recepção das pessoas da casa impecável, cordiais e muito atenciosas deixaram a todos muito a vontade.                                                                                                                                            O caboclo de Mavilegi uma figura ímpar, muito serio mas simpático,    dançou muito ao som dos tóres tocados muito bem pelos ogãs.

                                                                                                                                                                           
  
             Os Martin   de Obakinangifa e 
Loguenan eram também uma historia a parte, duas figuraças que vale a pena conhecer, os dois resgatam a tradição do culto a Martin que hoje esta cendo deixado de lado pelas casas de candomblé.                                                                                                                                                                                        
                 A festa foi da tarde a noite de domingo   (08/08/10) os zeladores cobriram seus convidados de atenção com simpatia após o toque todos se deliciaram com um jantar acompanhado de um churrasco.

FESTAS QUE TENHO O PRAZER DE PRESTIGIAR...

VOU COMENTAR COM VOCÊS SOBRE TODAS AS FESTAS QUE FOR CONVIDADO E ME FIZER PRESENTE.                                                                                                                           SOBRE AS CASAS,            RECEPÇÃO,           OS ZELADORES           E OS CONVIDADOS.
 PARA QUE TODOS POSSAM  CONHECER NOVAS CASAS                                                        E INTERAGIR COM OS IRMÃOS DE AXÉ. 
APROVEITEM PARA IR           CONHECER ESSAS CASAS,                                                                                              E TEREM SUAS OPINIÕES,                                                                                                                                                                       EXPANDIR NOVOS HORIZONTES... 

Um Orixá aventureiro...


Oxosi é o Orixá da caça, do verde,  é o Orixá da fartura, o grande caçador é ele quem traz para o homem as plantas curativas. De natureza telúrica vibra sobre tudo que nasce sobre a terra, exceto as plantas tóxicas e venenosas.É um vencedor, traz para o povo à sobrevivência, a fartura, a cura das doenças pela natureza, a saúde plena.É chamado de Aláketo, título oficial dos reis de Ketu, Rei da caça, Senhor das veredas e prosperidade, sua história e culto são dos mais ricos. Sua dança é o Aguerê e é também considerado com Ashéshé: a origem das origens, dos descendentes. Rege as árvores, a fauna e a flora. Segundo algumas lendas, Oxossi é o filho de Yemanjá com Oxalá e irmão mais novo de Ògún e Exú. Ele não é o Deus da floresta, como muitos pensam, ele é o rei da caça.O povo da Bahia ligou Oxossi a São Jorge, festejado em 23 de abril. No Rio de Janeiro, em São Paulo e no sul do País ele foi sincretizado com São Sebastião e seu dia é 20 de janeiro. Seu dia é a quinta feira, sua cor é o azul turquesa às vezes verde misturado ao branco. Podemos estabelecer uma associação entre Oxossi e Mercúrio, o Deus romano do comércio, bem como seu correspondente grego Hermes. Todos eles representam mudanças, o movimento, tudo o que é novo e vibrante. Ligado as alterações mentais e físicas, Oxossi é o constante movimento da natureza, que está sempre em evolução. Dada é a deusa da floresta. Está associado com a vida ao ar livre e com os elementos da natureza. Como bom caçador, é solitário e individualista. Mas não dispensa o contato com pessoas no convívio social. E nunca vive sem um grande amor, mas teve suas desilusões.

RESPONDENDO PEDIDO...

Na próxima postagem vou falar um pouco sobre o Orixá Oxosi a pedido do meu amigo Alison... Estou reunido um material legal para complementar o que vou passar para vocês. É só aguardar até lá... 
Orixá Oxosi