OMULU É PAI...

Nessa época do eu sempre me lembro de um fato curioso que vi e vivi...
Em meados de junho de de 96 eu estava na casa de minha zeladora quando decidimos que iríamos tocar o primeiro olubajé da do barracão que era recém inaugurado, só que não tínhamos ninguém de omulú na casa, então fomos pedir a um irmão de de minha zeladora, em uma reunião de familia na casa de meu avô,pedimos para que ele(ysanbu)se vestiria seu pai omulú em nossa casa ele aceitou e todos ali se admiraram, nós não entendemos o por que mas tudo bem, ao decorrer da conversa ele (ysanbu)começou a impor suas condições ele nós impôs assim: teríamos de fazer-lhe três roupas novas para omulú, para o toque seria somente convidado que ele quisesse, a comida seria a que ele escolhece, a bebida, e outros absurdos que nem vale a pena. Saímos de lá arrasado mas já tínhamos feito o convite e não dava para voltar atrás. Começamos todos os preparativos e os dias iam se passando.
Estava em casa alguns dias depois quando uma mulher com duas crianças bateu a minha porta e me pediu ajuda estava com fome, e muito cansada eu mandei entrar e dei de comer a ela e as crianças e enquanto isso conversamos e ela me contou a sua historia...
Ela viuva saiu a alguns meses de Bragança Paulista, pois morava com a sua sogra (de religião protestante) por que ela era feita de orixá depois de casada se afastou de tudo para não ter atrito, e depois que seu marido faleceu ela a pós na rua com as crianças,sem familia, emprego ou condições alguma sai a vagar pelas ruas com seus filhos sem destino. Até que chegou a Suzano e ao passar em frente a minha casa resolveu pedir ajuda ao ver que ali era uma casa de orixá. Eu não preciso dizer que orixá ela é!
Acolhi aquela mulher com suas crianças em pois não podia deixa-la na rua,ela me pediu que a ajudasse o que eu podia fazer!
Alguns dias depois Omulú virou e se jogou aos meus pés,também me pedindo ajuda! Joguei os búzios, vi o que precisava ser feito, conversei com minha zeladora e decidimos dar-lhe obrigação pois ela estava fazendo três anos de feita e só tinha tomado um ano todos na casa se mobilizaram para ajuda-la, eu e minha zeladora conversávamos sobre aquela historia,ela me dize: que ironia do destino isso! A recolhemos e sua saída seria no olubajé, por mais irônico o irmão de santo da minha zeladora nos liga uma semana antes e nos dias que não poderia mais vestir omulú na nossa casa porque ele teria que viajar a trabalho para outro estado um dia antes do toque e não daria para voltar a tempo...
O olubajé saiu que foi uma maravilha, com muitos convidados, sem exceção alguma com uma simplicidade e muita ponpa que até nos surpreendeu. Por que omulú e pai...
Hoje Dora minha irmã com quatorze anos de santo, se casou de novo com o ogã Tologum, mora em Jacareí, a onde tem sua casa de orixá, vive com seus filhos e é muito feliz...
Por que Omulú é Pai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário