CANDOMBLÉ NO BRASIL, RELIGIÃO OU FOLCLORE?

                 Já ouvi muitas vezes essa pergunta ou comentário.

  Muitos de nós buscam o reconhecimento religioso por seguir o nosso sacerdócio a sério, só que infelizmente a coisa não é bem assim. A sociedade religiosa, o governo e muitos da população não reconhecem o candomblé como religião, o governo nos dá alguns diretos mas não são os mesmo dados as outras, e isso demonstra um preconceito, privação e um falso reconhecimento, também uma desunião de nossa parte. Alguns estudos apresentados por algumas faculdades, universidades e até mesmo órgãos do governo descrevem o nosso candomblé "como uma expressão cultural do nosso folclore" com suas danças, roupas, comidas e costumes populares. Até mesmo no *concilio religioso do Brasil o candomblé não tem cadeira e representação, todas as outras tem por que nós não?
  Então resumindo nem mesmo as outras religiões não nos reconhecem, não temos políticos que lutem para os nossos direitos.
Precisamos nos unir para termos algum direito de verdade, a palavra yorubana "ORÒ" tem vários significados um deles é UNIÃO, então"OMO ORÒ"... ( IRMÃOS UNIÃO)




Fica ai uma pergunta: O Candomblé é uma religião ou folclore?
O candomblé nos moldes que conhecemos só existe no Brasil, em outros lugares que o orixá é cultuado seguem outros modelos bem diferentes do nosso, " O NOSSO CANDOMBLÉ É ÚNICO", e NÃO é FOLCLORE!!! 
Obs: Essa é minha opinião e a sua? Qual é a sua?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário