O SANGUE DO ORIXÁ É VERDE!!!


Hoje em dia muito se discute sobre o sangue no candomblé, matança de animais os seus direitos, a vigilância sanitária pegando no pé dos zeladores, barracões, comércio de bichos entre outros.
O que alguns acabam se esquecendo é que muitas vezes eles tem razão, o povo exagera e se esquece que o orixá é muito mais humilde, um fato tem que ser lembrado: "O primeiro orixá feito no Brasil nasceu com apenas uma galinha de angola e um pombo". Porque então o sacrifício de tantos bichos nos dias de hoje?

Vou comentar uma conversa que tive há muitos anos com minha saudosa zeladora Olosaerú (in memoriun) quando a conheci:
Perguntei-lhe por que tanta coisa em uma feitura, tantas roupas, tantos bichos (cabritos, angolas, pombos, patos, galos, frangos...). Sua resposta foi a mais sábia que eu já ouvi em toda a minha vida dentro do orixá:


- O orixá não precisa de nada disso, nem ao menos de tantos bichos, se Ogum quer comer é só dar-lhe um galo e ele já fica satisfeito, pronto para abrir todos os seus caminhos, não é a quantidade de bichos que se dá, mas sim a forma que se dá, um prato de arroz e feijão sustenta muito mais que um banquete, quando bem feito de coração, esse sim tem as bençãos de todos os orixás e Olorum (Deus). O principal é o fundamento que se usa no orixá é o que vem da terra, da natureza, da vida e das folhas é o melhor alimento para o orixá e para nós.

O candomblé usa muitos bichos só para ter muita carne para dar de comer ao povo que vem para as festas e não para satisfazer o orixá. Antigamente se comia uma ceia muito mais simples, por uma questão até de tradição aos nossos antepassados ( escravos que trouxeram o orixá para a nossa terra), um angú, um mungunzá, paçoca de pilão, farofa d'gua, eram comidas simples de tradição e respeito, essa sim era a verdadeira ceia do povo de orixá.




O verdadeiro sangue usado pelos nossos ancestrais na África era o primeiro *ejéewe, feito com as folhas colidas na hora certa, depois de todas as oferendas feitas a Pai Ossae, isso era mais importante do que o sangue dos bichos.



Depois desta explicação, comecei a rever os meus conceitos, e ao longo de minha vida, fui      selecionando muito mais o que aprendi e realmente pratico.
                                                       AI OJÚ ATÍ  EJÉEWE
                         ( TERRA ABRA OS OLHOS SOBRE O SANGUE VERDE)

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DO QUE LI,EU PARTICULARMENTE TAMBEM PENSO ASSIM. O ORIXÁ NÃO QUER QUANTIDADE, MAS SIM QUALIDADE! DEPOIS É MUITO EJÉ, E ISSO NÃO PODE SER BOM PARA A ROÇA. IMAGINE UM BARCO DE TRES OU MAIS YAOS,SERÁ UMA CHACINA. VAMOS DIMINUIR OS BICHOS E USAR MAIS ERVAS, QUE SÃO SAGRADAS E NESCESSÁRIAS. MEU MOTUMBÁ E MEU RESPEITO Á TODOS!!!

    ResponderExcluir